O que muitos fãs desejam desde o
lançamento do remake de Resident Evil 1, ou seja, um remake do também clássico
Resident Evil 2, pode em um futuro próximo deixar de ser apenas um sonho. Isso
devido ao fato de que, embora a Capcom, dona dos direitos do jogo não esteja
interessada em produzi-lo, a empresa italiana Invader Games assumiu um projeto
que pretende lançar o remake do jogo em HD para os fãs saudosos por matar
zumbis em Raccoon.
Vi alguns vídeos do jogo já
desenvolvidos pela empresa e uma novidade pode agradar a gregos e troianos ao
mesmo tempo e quem sabe a Capcom até venha a utilizá-la no futuro, no caso de
ser bem aceita pelo público: o uso de duas câmeras de jogo distintas. Não que
isso seja relativo hoje em dia, pois a câmera em segunda pessoa (por cima do
ombro) é bem aceita pelo público em geral, como ficou constatado em todos os
games desde Resident Evil 4 até Resident Evil Revelations. Mesmo assim devo
dizer que é uma ideia super interessante poder reviver o jogo no estilo
clássico e também na perspectiva dos jogos da nova geração.
Sobre os gráficos, ao que vi há
prós e contras a serem ressaltados. Começando pelos prós, é notável que o
cenário está todo “polido”, ou seja, nada de serrilhados horríveis maculando a
visão de quem joga. Pode-se dizer que é uma versão em HD feita com capricho,
focando-se com capricho na parte do HD. Ainda há o conceito das luzes e sombras.
Em alguns vídeos, entre os quais se destaca aquele com Leon andando pelo salão
principal da delegacia, pode-se notar o chão brilhando e refletindo lustres e
luminárias. As texturas nas paredes e em alguns pontos no chão revelam detalhes
mínimos e para ajudar ao que parece há uma opção para o personagem aproximar a
visão na tela, talvez para procurar por itens em algum lugar ou apenas para
espiar mesmo. A falha que eu vi, na maioria dos vídeos, está na iluminação
exagerada. Claro que isso é um recurso dos jogos em HD e que não poderia ter
sido explorado na época do clássico, mas em vários pontos, senti a impressão de
que a luz das luminárias e dos lustres era forte demais, deixando o cenário bem
claro. Acho que pra um jogo que procura dar a sensação de pânico e terror um
cenário voltado mais para a escuridão seria mais convincente.
Enfim, sem uma demo jogável não
há muito o que dizer sobre a jogabilidade, mas pelo pouco mostrado nos vídeos
tive a impressão de que o jogo será meio “travado” assim como era na versão
clássica. Isso tanto na visão em terceira quando em segunda pessoa. Leon se
move pelo cenário devagar enquanto anda e vira com um pouco de lentidão para os
lados, um pequeno atraso na resposta que a cérebro apresenta, eu diria. Também
para correr ele me pareceu lento se comparado aos movimentos muito rápidos e
realistas (movimentos básicos) apresentados nos jogos mais novos da série.
Acredito que na ausência de comandos mais precisos, embora seja um remake, eles
possam ao menos dar a Leon o comando de girar em 360* utilizado a partir de
Residente Evil 3. Acho que acrescentar elementos novos que afetem a
jogabilidade em um modo positivo não irá prejudicar a qualidade do jogo em si.
Avaliando também os vídeos a mira da arma se mostra outro ponto preocupante. Na
visão em terceira pessoa a mira é irrelevante, pois a maioria faz uso da mira
automática e ela sempre atinge o alvo, mas e na visão em segunda pessoa, a mira
automática se mantém? Caso se mantenha não importa o ícone da mira na tela,
pois basta apontar para o alvo e ela se encaixa perfeitamente onde se irá
atirar, mas se na visão em segunda pessoa a mira se tornar manual, aquele mira
apresentada quando Leon atira com a handgun será um grande inconveniente, para
não citar outras armas. O ideal nesse caso seria, seguindo a tendência dos
jogos atuais, cada arma ter sua mira em particular.
Por fim, acho que o extremo da
perfeição pode deixar falhas em alguns pontos. Pra começar o salão principal da
delegacia brilhando a ponto das luminárias e lustres aparecerem no chão em
pleno caos causado pelos zumbis é bem inconsistente com a história. Pelo
contrário, eu não me importaria em ver mais zumbis circulando e mais sangue ou
elementos de luta, morte e combates pela sobrevivência pelo caminho. Também
sobre o inventário, achei que em uma versão HD ficou 2D demais, eles poderiam
manter a essência clássica e colocar algomais 3D aos itens selecionados, mas
isso já é algo com menor relevância para o jogo em si.
O que eu posso afirmar após ver
os vídeos é que o remake de RE2 HD promete muita qualidade. Além disso, a
melhor de todas as notícias divulgadas é que após o jogo ser concluído ele será
disponibilizado para download gratuitamente na internet, ou seja, devemos um
parabéns para a Invader Games por estar fazendo um trabalho de qualidade e por
disponibilizá-lo de fãs para fãs com o público em geral.
Confira AQUI o vídeo com
Leon caminhando pelo salão principal da delegacia. Note que quando ele vai
atirar um pequeno círculo branco que lembra um facho de luz fica balançando na
tela, seria uma lanterna? Há também um pontinho vermelho o tempo todo
centralizado, seria aquilo a mira da visão em segunda pessoa?
Ainda há outros vídeos de
Resident Evil 2 HD Remake disponíveis para quem quiser apreciar no youtube,
basta acessar o canal da Invader Games.
É isso aí, pessoal. O primeiro
passo eles deram e não estão pedindo a ajuda de ninguém. Quem quer fazer algo é
assim que faz, elabora, torna real e mostra pro mundo. Vamos torcer pra que
esse jogo seja concretizado.
Créditos do Artigo: Dan Yukari.