Resident Evil 2 HD Remake – Além de um sonho



O que muitos fãs desejam desde o lançamento do remake de Resident Evil 1, ou seja, um remake do também clássico Resident Evil 2, pode em um futuro próximo deixar de ser apenas um sonho. Isso devido ao fato de que, embora a Capcom, dona dos direitos do jogo não esteja interessada em produzi-lo, a empresa italiana Invader Games assumiu um projeto que pretende lançar o remake do jogo em HD para os fãs saudosos por matar zumbis em Raccoon.
Vi alguns vídeos do jogo já desenvolvidos pela empresa e uma novidade pode agradar a gregos e troianos ao mesmo tempo e quem sabe a Capcom até venha a utilizá-la no futuro, no caso de ser bem aceita pelo público: o uso de duas câmeras de jogo distintas. Não que isso seja relativo hoje em dia, pois a câmera em segunda pessoa (por cima do ombro) é bem aceita pelo público em geral, como ficou constatado em todos os games desde Resident Evil 4 até Resident Evil Revelations. Mesmo assim devo dizer que é uma ideia super interessante poder reviver o jogo no estilo clássico e também na perspectiva dos jogos da nova geração.
Sobre os gráficos, ao que vi há prós e contras a serem ressaltados. Começando pelos prós, é notável que o cenário está todo “polido”, ou seja, nada de serrilhados horríveis maculando a visão de quem joga. Pode-se dizer que é uma versão em HD feita com capricho, focando-se com capricho na parte do HD. Ainda há o conceito das luzes e sombras. Em alguns vídeos, entre os quais se destaca aquele com Leon andando pelo salão principal da delegacia, pode-se notar o chão brilhando e refletindo lustres e luminárias. As texturas nas paredes e em alguns pontos no chão revelam detalhes mínimos e para ajudar ao que parece há uma opção para o personagem aproximar a visão na tela, talvez para procurar por itens em algum lugar ou apenas para espiar mesmo. A falha que eu vi, na maioria dos vídeos, está na iluminação exagerada. Claro que isso é um recurso dos jogos em HD e que não poderia ter sido explorado na época do clássico, mas em vários pontos, senti a impressão de que a luz das luminárias e dos lustres era forte demais, deixando o cenário bem claro. Acho que pra um jogo que procura dar a sensação de pânico e terror um cenário voltado mais para a escuridão seria mais convincente.
Enfim, sem uma demo jogável não há muito o que dizer sobre a jogabilidade, mas pelo pouco mostrado nos vídeos tive a impressão de que o jogo será meio “travado” assim como era na versão clássica. Isso tanto na visão em terceira quando em segunda pessoa. Leon se move pelo cenário devagar enquanto anda e vira com um pouco de lentidão para os lados, um pequeno atraso na resposta que a cérebro apresenta, eu diria. Também para correr ele me pareceu lento se comparado aos movimentos muito rápidos e realistas (movimentos básicos) apresentados nos jogos mais novos da série. Acredito que na ausência de comandos mais precisos, embora seja um remake, eles possam ao menos dar a Leon o comando de girar em 360* utilizado a partir de Residente Evil 3. Acho que acrescentar elementos novos que afetem a jogabilidade em um modo positivo não irá prejudicar a qualidade do jogo em si. Avaliando também os vídeos a mira da arma se mostra outro ponto preocupante. Na visão em terceira pessoa a mira é irrelevante, pois a maioria faz uso da mira automática e ela sempre atinge o alvo, mas e na visão em segunda pessoa, a mira automática se mantém? Caso se mantenha não importa o ícone da mira na tela, pois basta apontar para o alvo e ela se encaixa perfeitamente onde se irá atirar, mas se na visão em segunda pessoa a mira se tornar manual, aquele mira apresentada quando Leon atira com a handgun será um grande inconveniente, para não citar outras armas. O ideal nesse caso seria, seguindo a tendência dos jogos atuais, cada arma ter sua mira em particular.
Por fim, acho que o extremo da perfeição pode deixar falhas em alguns pontos. Pra começar o salão principal da delegacia brilhando a ponto das luminárias e lustres aparecerem no chão em pleno caos causado pelos zumbis é bem inconsistente com a história. Pelo contrário, eu não me importaria em ver mais zumbis circulando e mais sangue ou elementos de luta, morte e combates pela sobrevivência pelo caminho. Também sobre o inventário, achei que em uma versão HD ficou 2D demais, eles poderiam manter a essência clássica e colocar algomais 3D aos itens selecionados, mas isso já é algo com menor relevância para o jogo em si.
O que eu posso afirmar após ver os vídeos é que o remake de RE2 HD promete muita qualidade. Além disso, a melhor de todas as notícias divulgadas é que após o jogo ser concluído ele será disponibilizado para download gratuitamente na internet, ou seja, devemos um parabéns para a Invader Games por estar fazendo um trabalho de qualidade e por disponibilizá-lo de fãs para fãs com o público em geral.


Confira AQUI o vídeo com Leon caminhando pelo salão principal da delegacia. Note que quando ele vai atirar um pequeno círculo branco que lembra um facho de luz fica balançando na tela, seria uma lanterna? Há também um pontinho vermelho o tempo todo centralizado, seria aquilo a mira da visão em segunda pessoa?
 Para quem quiser acompanhar quiser acompanhar as novidades do projeto, pode curtir a página da InvaderGames no facebook:
 Para quem aí quiser dar uma espiadinha na página oficial da empresa, é só clicar AQUI.
Ainda há outros vídeos de Resident Evil 2 HD Remake disponíveis para quem quiser apreciar no youtube, basta acessar o canal da Invader Games.

É isso aí, pessoal. O primeiro passo eles deram e não estão pedindo a ajuda de ninguém. Quem quer fazer algo é assim que faz, elabora, torna real e mostra pro mundo. Vamos torcer pra que esse jogo seja concretizado.

Créditos do Artigo: Dan Yukari.