5 Motivos pelo sucesso do primeiro Resident Evil


Estive aqui analisando diversos fatores entre os fãs de mais de uma década atrás e os atuais e avaliando também as queixas e os elogios feitos pelas duas classes e encontrei uma grande série de motivos para o sucesso dos primeiros jogos da saga Resident Evil. Selecionei os 5 mais relevantes, confira a seguir grandes motivos para o sucesso do início da franquia de games.


1º - A idade.
A grande maioria dos fãs da saga experimentaram o primeiro jogo entre 12 e 14 anos, quase sempre acompanhados de um amigo ou primo mais velho. Para muitos o primeiro jogo que foram capazes de terminar nem foi realmente o primeiro da saga, começando pelo terceiro ou mesmo segundo e posteriormente terminando o primeiro depois, pela paixão e curiosidade. Existem diversos “fãs” que insistem em dizer que pegaram o primeiro jogo com 6 ou 7 anos, mas dada a jogabilidade e consequente dificuldade que todos conhecemos, é muito pouco provável que se tenha terminado Resident Evil 1 com menos de 12 anos de idade.

2º - A 1ª experiência a gente nunca esquece.
Essa tem de ser dividida em duas partes.
- Para muitos Resident Evil, seja 1, 2 ou 3 foi a primeira experiência de verdade no mundo dos games. Muitos dos fãs começaram sua paixão por jogos no saudoso PS1 e entre os jogos de sucesso na época estavam Crash Bandicoot, Tomb Raider e nosso querido Resident Evil. Sendo assim, logo em sua primeira experiência com um videogame ter em mãos um jogo que lembrava um filme de suspense/terror não tinha como deixar de ser uma experiência incrível.
- Para outros, gamers um pouco mais velhos e que já conheciam gerações anteriores como Super Nintendo e Mega Drive, ou mesmo os bons e velhos Nintendo 8 bits e Master System e ainda voltando mais no tempo nossos avós CCE e Odissey, Resident Evil trouxe a primeira experiência que remontava a ideia de um filme na tela. Deixando de lado a ideia do suspense/terror, o jogo trazia diversos cenários com o que lembrava muito estar assistindo a um filme na televisão. Esse impacto causado pela mudança radical de estilo de jogo conhecido também faria Resident Evil tornar-se uma experiência inesquecível. O único jogo antes de Resident Evil capaz de causar esse impacto e revolucionar toda o mundo dos games foi o revolucionário Street Fighter 2 ao ser lançado para Super Nintendo. Antes de Street Fighter 2 não existia nenhum jogo que usava todos os botões do joystick do Super Nintendo ao mesmo tempo e também tantas sequências de comandos diferentes, vide todos os golpes especiais dos 8 lutadores clássicos, tampouco um jogo havia explorado tantas estratégias diferentes. Alguns costumam dizer que a empresa de games foi marcada como Antes e Depois de Resident Evil, mas se olhar de verdade o mundo dos games foi marcado como Antes e Depois de Street Fighter 2 para Super Nintendo, afinal, se não fosse o sucesso estrondoso de Street Fighter 2 colocar a Capcom no mercado mundial de games não teríamos Resident Evil hoje em dia.

3º - Remova Spoilers.
Hoje em dia, com a mídia extremamente avançada em veículos de comunicação, principalmente a Internet com redes sociais e fóruns abarrotados de grupos sobre todo tipo de coisas, mal um jogo é lançado e já se sabe tudo sobre ele. Em alguns casos cópias piratas são adquiridas antes e já terminadas e quando o jogo sai já se viu e falou tudo sobre ele. No YouTube é possível de se ver atualmente vídeos com detonados do início ao fim de vários jogos. Por consequência, quem assiste a esses vídeos comenta em fóruns e redes sociais e quem ainda não jogou o jogo comentado acaba sabendo de tudo o que rola de antemão, perdendo grande parte da surpresa e emoção. No passado, em meados de 96, época do lançamento de Resident Evil 1, a Internet no Brasil era muito mais precária do que atualmente, era quase inexistente, o top dos spoilers eram as revistas de videogames, mas elas não vinham até o jogador se ele não fosse comprá-la nas bancas.

4º - Escassez de recursos.
Por incrível que pareça, esse foi um grande ponto de ajuda. A escassez de recursos que impedia gráficos muito detalhados ou sistema de jogo muito complexo limitava o jogador a fazer o possível com uma pequena gama de possíveis habilidades. Os cenários escuros e imóveis eram quase como papéis de parede com texturas que lembravam fotos realistas. O jogo em terceira pessoa impedia que se visse/soubesse o que lhe esperava no próximo corredor e isso fazia o coração palpitar (apenas na primeira vez em que se jogava, pessoas que dizem que levaram o mesmo susto dezenas de vezes estão mentindo pros outros e pra si mesmas). Também a velocidade do jogo era menor, em um jogo com visão em segunda pessoa (aquela visão que se vê o personagem na tela e se olha o cenário por cima do ombro dele) a mira e as respostas de comando são muito mais rápidas, conferindo ação a qualquer título, independente de que o classifiquem de survivor horror ou survivor action e tendo personagens mais lentos o jogador jogava com mais cautela sempre. Com o avanço tecnológico e a perfeição gráfica, veio também o sistema de respostas rápidas e os inimigos deixaram de ser tão perigosos, pois os personagens ficaram mais preparados para enfrentá-los.

5º - A falta de competição.
Quantos jogos com a mesma qualidade em termos de roteiro e visual existiam na época do lançamento de Resident Evil 1? Sinceramente o único rival à altura foi Silent Hill, também para PS1. Embora usasse um roteiro mais sombrio e um sistema de jogo mais travado, o jogo chegou embarcando no sucesso da franquia Resident Evil e conquistando fãs. Felizmente a falta de um grande número de adversários com o mesmo gênero no mercado, explorando o terror de todas as formas possíveis, fez Resident Evil adquirir mais e mais fãs e ser agraciado como o título que inspirou diversos outros títulos que vieram posteriormente dado seu grande sucesso.
Claro que tempos depois Resident Evil foi adaptado por seu próprio criador para a visão em segunda pessoa, dando início à fase que traria a ação para dentro da jogabilidade, resultando na lamúria de diversos fãs. Os gráficos também evoluíram, mas há uma grande reclamação de que a essência que fizera sucesso ficara para trás. A outra face dessa história que muitos fãs não entendem é que não apenas os jogos de guerra como Battlefield e Call of Duty surgiram com visões que proporcionavam ação semelhantes, mas também jogos que propunham a ideia de terror como Dead Space, F.E.A.R. e a também nova versão de Alone in the Dark. Resident Evil, nesse momento, ganhava dezenas de novos adversários no mercado, muitos dos quais haviam surgido inspirados em seu próprio sucesso. Mikami ou os outros diretores e produtores que o sucederam talvez possam ser criticados por introduzir Resident Evil a um novo estilo de jogo, mas a verdade é que assim como inspirara tantos títulos, o próprio não poderia competir com os mesmos se não tivesse se adaptado. Ou seja, apesar de todas as críticas, o jogo ganhou grandes adversários para competir no mercado e se não tivesse evoluído com a geração que nascia a própria franquia poderia já ter acabado ou ter um resultado muito mais desastroso.
É fácil ser o top quando a lista de competição é pequena, infelizmente, quando a lista é grande a competição é acirrada e cada vez mais difícil e complicada.

E com isso, deixo aqui 5 motivos principais entre tantos outros para Resident Evil 1 e 2, e talvez até mesmo Resident Evil 3 (que não foi nada além de uma DLC de Resident Evil 2 na real) terem causado o impacto causado na época de seus lançamentos. Uma verdade há de ser dita, Resident Evil 1 e 2 foram os grandes ícones inovadores da franquia, inspirando todo um gênero em sua época.

Créditos do Artigo: Dan Yukari.