O que você pensa sobre Sheva Alomar?


Por que tantos adoram criticá-la?

Uma coisa que eu nunca concordei, embora a maioria fale por brincadeira ou apenas para se embalar e se enturmar nos comentários de publicações no facebook e fóruns por aí, é sobre a tal “inutilidade” da personagem Sheva em Resident Evil 5. Os haters falam tanto que ela e a personagem Ashley de Resident Evil 4 chegam a ser comparadas quando o assunto são críticas, sendo de um jeito ou de outro duas das personagens mais conhecidas e polêmicas de toda a saga. Mas onde está o argumento realmente plausível nisso tudo?

Sheva Alomar é uma personagem como qualquer outra do jogo, surgiu em um dos jogos mais novos da franquia e foi utilizada apenas em um título, já que sua própria história estava laçada aos acontecimentos e eventos que se desenvolvem na região onde a história do jogo acontece naquela sequência. Sheva é uma mulata sexy, sensual e linda (graças à modelo de rosto da personagem, Michelle Van Der Water www.michellevanderwater.com). Além disso ela é um soldado experiente e treinado, sua vida em meio à rebeldes e militares começou desde pequena e ela, devido aos acontecimentos terminou por ser recrutada pela B.S.A.A. (Bioterrorism Security Assessment Alliance - Aliança de Avaliação de Segurança em Bioterrorismo), o que não é novidade considerando seu histórico no que se refere à morte de seus pais. Vi há pouco tempo em um comentário de uma publicação no facebook algo que dizia mais ou menos assim: O que a Sheva tem de importante? Ela estraga Resident Evil 5, ela simplesmente está lá para vingar seus pais? Só isso? E ela apenas acompanha Chris sem expressar suas opiniões e do nada decide segui-lo quando ele resolve ir ver se Jill está realmente viva? O que ela faz além de gritar “Roger” o tempo todo?

Bom, vamos por partes. Em primeiro lugar vamos lembrar que ela é um personagem importante por um motivo simples e objetivo aos posers que simplesmente gostam de criticar sem ver o óbvio diante de seus narizes. Sheva Alomar é um membro da B.S.A.A., apenas isso já faria dela uma personagem importante. Não é porque ela é um membro da divisão africana da B.S.A.A. que ela é menos importante que Chris Redfield ou Jill Valentine, que fazem parte da divisão americana. Além disso, ela foi a oficial escolhida para acompanhar Chris em sua missão na África, poderia ter sido qualquer outro, mas a escolhida foi ela. Sheva é natural do país e graças à seu histórico ela conhece a região melhor que qualquer um, além de conhecer várias pessoas influentes ou não. Como Chris ia entrar em um país onde uma guerra interna estava acontecendo? Ele jamais seria capaz de dar dez passos sem virar uma peneira ambulante. O que esse branquelo está fazendo por aqui? – creio que nem chegariam a perguntar isso antes de verem o corpo estirado do soldado no chão. Ao lado da mulata, no entanto, Chris teve mais chances de investigar e descobrir informações sobre Wesker, Excella, Tricell, Umbrella, Irving, Uroboros e o que os envolvia na trama que se segue em Resident Evil 5.

Outro ponto. Ela estava apenas vingando seus pais? Se o motivo fosse apenas esse, ela estaria errada? Eu acredito que não, quem aí não desejaria o mesmo se soubesse que seus pais haviam sido assassinados e pudesse realizar tal vingança? Mas ela faz mais que isso, ela se envolve com Chris, conversa com ele e entende os sentimentos e motivações do mesmo por trás de sua missão, por trás de sua própria responsabilidade com a B.S.A.A., isso faz com que ela simpatize com o mesmo (quem não simpatiza com o Chris na série?) e decida ajudá-lo em sua busca pela amiga desaparecida. Ao contrário do que muitos sugerem, Sheva não foi calada ao lado de Chris até decidir segui-lo. Ambos foram se conhecendo e quando descobrem que a equipe da B.S.A.A. africana havia sido dizimada, o primeiro passo da mulher é voltar e reagrupar, pedir por reforços e reavaliar a missão. Mas é então que Chris revela suas intenções além da missão, coisa que a mesma até então sequer tinha conhecimento. Entendendo as motivações do soldado, Sheva decide que o laço de parceria que os une é maior que a missão ao qual fora confiada e mesmo conhecendo-o há pouco tempo ela segue na empreitada ao lado de Chris simplesmente pela amizade e por entender e concordar com as razões do mesmo.

A crítica mais comum é quanto à mulher dizer Roger o tempo todo. Embora a maioria dos jogadores não seja ignorante e saiba a verdade, para a minoria ignorante, “Roger” é uma linguagem militar no Estados Unidos que significa “Entendido”. Será que a odiariam menos se ela respondesse o tempo todo “Câmbio” como é feito no Brasil e países da América Latina? Além disso, enjoa-se de ouvir a voz dela apenas na primeira vez que se joga, pois após terminar o jogo uma vez é possível jogar com ela (mais rápida que Chris, contudo, ela toma mais dano quando atingida) e então o que passa a se ouvir é a voz dele, que por sinal diz Roger também quase o tempo todo para responder quando falamos com ele. Vale lembrar sobre isso que em Resident Evil 6, praticamente todos os personagens controlados pelo computador respondem Roger quando se dá algum comando para eles, haja vista que todos tem raízes e/ou treinamento militar e cada qual tem sua voz em particular, mas a mesma resposta sempre.

Além dos mencionados existe a crítica de que ela desperdiça munição demais. Para resolver isso não bastaria encher o inventário dela com alguma coisa, afinal, se ela estiver com o inventário lotado ela não recolhe nada. Eu particularmente vivia com o inventário de ambos lotado. Vale também lembrar que a pontaria dela (ou de Chris, se estiver jogando com ela) é impecável. Diferente de nós, jogadores humanos, o computador nunca erra seus tiros. Usando dessa vantagem, deixá-la com alguma arma de grande poder é uma ótima vantagem, pois ela ajuda muito a matar os inimigos. Já vi algumas antas (me perdoe o animal por usar seu nome para identificar alguns jogadores) dizendo que ela não acerta alvos ou que ela não ajuda a matar os inimigos, e a esses só posso dizer que troquem de jogo, pois estavam jogando uma versão pirata bugada. Também sobre isso vamos pensar que ao menos era possível de se ter controle sobre o inventário do parceiro em Resident Evil 5 e ele (Chris ou Sheva) ajudava muito e rendia mais estratégia na hora de jogar, diferente de Resident Evil 6 e Revelations, onde não se pode mexer no que o parceiro do computador usa, e em compensação quase não vemos a ajuda do mesmo, ressaltando que em Resident Evil 6 ainda temos algum apoio do parceiro enquanto em Resident Evil Revelations o parceiro no Modo Campanha é uma besta que não ajuda em nada.

Fico me perguntando se em Resident Evil 5, ao invés de tentarem promover tanto o Chris, fosse logo de início possível escolher entre Chris e Sheva para jogar, assim como acontece com os parceiros em Resident Evil 6, a personagem tivesse sido mais apreciada pelo público. Quanto à ela voltar em outro jogo da saga acredito que seja improvável, não por ela ser mais ou menos querida que tantos outros personagens da franquia que já sumiram no limbo da Capcom, mas por ela ser membro ativo da B.S.A.A. em um continente tão grande e complicado como a África. Creio que a menos que a aventura siga de novo por aquela região (outra coisa que acredito ser improvável), dificilmente veremos Sheva novamente, para a alegria dos haters e tristeza dos fãs.

De qualquer forma, ter jogado com a Sheva foi uma experiência diferente e única e admito que ela é tão boa in game quanto qualquer outro personagem e tão carismática e interessante quanto qualquer protagonista da série se olhar com olhos de fã. Lembrem-se, poderia ser qualquer outro personagem ao lado de Chris estrelando Resident Evil 5, mas foi Sheva quem esteve lá e o fez. Quer queiram ou não, xinguem, chorem, lamentem, reclamem, a protagonista de Resident Evil 5 e responsável por toda a missão ter sido operacional e concluída é Sheva Alomar, não é Jill, nem Claire nem nenhuma outra. Quem teve o prazer de lutar ao lado de Chris Redfield na batalha final contra Wesker e ver o mais odiado inimigo do personagem cair foi a mulata sexy e atraente da divisão africana da B.S.A.A. End Game.



Para quem quiser saber mais sobre a linda modelo que cedeu seus traços à Sheva Alomar:

- Michelle Van Der Water



E caso queiram ver uma entrevista que a modelo deu ao site Resident Evil Database:


  

 Créditos dos Artigo: #Dan_Yukari