O que houve com os zumbis da franquia R.E.?

A polêmica dos novos inimigos em Biohazard.
A Série Resident Evil ou Biohazard, como é conhecida no Japão, conquistou fãs no mundo inteiro por ser uma das precursoras do famoso estilo Survival Horror. A série rapidamente se tornou um referencial quando o assunto era zumbis... e também foi aí que começou uma das maiores polêmicas relacionada à franquia.
A polêmica dos zumbis ou melhor dizendo, a falta deles, começou no lançamento de Resident Evil 4. Na verdade Resident Evil 4 levantou discussões sobre inúmeras coisas, como o enredo, a câmera do game, a perca do gênero Survival Horror, com os inimigos deixando itens no chão ao serem derrotados, enfim... Tudo isso mexeu com os fãs da série que até Resident Evil: Code Veronica, estavam acostumados a um determinado padrão que a série seguia. Pois bem, boa parte dessa polêmica é um tanto quanto sem lógica, pelo menos em relação aos zumbis, se você analisar bem.
O título original da série é Biohazard (Risco Biológico ou Ameaça Biológica), tendo isso em mente, perceba que em nenhum momento o game teve como objetivo ter zumbis como o foco, mas sim os vírus que eram desenvolvidos pela Umbrella. As pessoas que jogaram Resident Evil 0, 1, 2, 3 e Code Veronica tiveram de enfrentar inúmeras criaturas além dos zumbis. Vamos refrescar sua memória: você se lembra dos inimigos de Resident Evil 1? Você se lembra dos cães, dos Hunters, das aranhas, do próprio Tyrant? Resident Evil 2 marcou com a aparição dos famosos Lickers, como esquecê-los? Resident Evil 3 e seu lendário Nemesis. Acho que já deu pra entender onde quero chegar, não é mesmo? Não acho que inimigos novos na série prejudicam a mesma, dependendo do caso, até enriquecem a história.
Com o desenrolar do enredo, novos inimigos seriam inevitáveis, assim como a expansão dos acontecimentos em uma escala global.
Resident Evil 4 trouxe toda uma nova perspectiva e muitas coisas boas, e é claro que perdeu muitas coisas no caminho também. Todas essas adições de inimigos, Ganados, Majinis, J’avos, etc. É a Capcom dando seguimento a história e tentando surpreender aos fãs. Confesso que nem todas essas mudanças me agradam, mas nem por isso vejo como um motivo para desmerecer um game da série, é claro que houveram alguns games da franquia que se destacaram mais do que outros, porém, todos os games mantém sua importância na contribuição da história.
É importante que se tenha em mente que por mais que o gênero não seja mais o Survival Horror, as criaturas e inimigos se mantêm coerentes ao título original da série: Biohazard.

Créditos do Artigo: Vinicius Oliveira