A polêmica sobre Resident Evil não para~


Li em vários blogs atualmente a manchete de que Resident Evil 7 já está sendo secretamente desenvolvido desde o lançamento de Resident Evil 6. Agora eu me pergunto, em primeiro lugar, devido à venda abaixo do esperado com Resident Evil 6 e com o estouro causado pelas entrevistas de Shinji Mikami, criador dos primeiros títulos da saga, sobre seu novo trabalho, The Evil Within, o que a Capcom irá fazer? Acredito que seja a chance de uma reviravolta no sistema, não digo voltar para a antiga câmera em terceira pessoa, mas retornar ao que muitos chamam de terror utilizando-se de ideias e elementos já vistos em vários outros jogos como Dead Space e F.E.A.R. seja uma opção, contudo isso me coloca em uma outra questão: e quanto ao ponto em que a saga está parada? Retomar o clima de terror pode ser a solução para muitos problemas, agradando a uma faixa de fãs saudosos e ansiosos pelo estilo, mas será possível unir isso ao sistema de caos global que a série alcançou?
   Para aqueles que ainda não pensaram no assunto ou mesmo para os mais novos, com dezesseis anos ou menos, vamos voltar um pouco no tempo e nos recordar de fatos sobre jogos que a Capcom fez perderem-se pelo caminho. Por que zumbis são aterrorizantes? Bom, a primeira resposta aí foi "porque eles podem te morder e te contaminar, aí você também já era". Quem deu essa resposta errou, essa foi a ideia original que Shinji Mikami e a Capcom tiveram e que fez de Resident Evil um sucesso. Zumbis eram aterrorizantes por vários outros motivos. Nas histórias medievais eles são criaturas demoníacas, não são criados a partir de pessoas vivas que morrem e sim de pessoas já mortas, o processo de criação de um zumbi consiste em pegar um corpo humano morto, preenchê-lo com um espírito de nível baixo, um demônio imundo e reanimá-lo. Mesmo se ele for destruído, outro zumbi irá se levantar, independente de contaminação ou infecção, eles eram uma praga real e incontrolável. Nas histórias de zumbis mais urbanas a contaminação era normalmente por radiação ou por vírus vindos do espaço. Em ambos os casos eles eram extremamente perigosos, por uma criatura transformada por radiação contaminava o ambiente por onde passava e outra criada por um vírus vindo do espaço e desconhecido era impossível de ser estudada e contida pela ciência humana. O que esses zumbis assustadores tem a ver com os de Resident Evil? Nada, os zumbis de Resident Evil contaminam apenas com contato, apesar de serem pessoas mortas reanimadas, eles estão mais vivos do que parece e podem ser eliminados de diversas formas que vão desde tiros até combate com armas brancas. A única coisa que assusta realmente nos zumbis de Resident Evil, em caso de epidemia é o número alarmante de casos e becos, pois deter um é mais simples que deter centenas e se ver encurralado é saber da morte certa.
   Resumindo, se analisarmos Resident Evil veremos que a história chegou onde chegaria e estava previsto desde o início, pois não temos um inimigo sobrenatural, sombrio ou coisa do tipo, temos um inimigo criado por mãos humanas e feito originalmente para ser uma arma. Os zumbis nunca foram o foco da ideia no jogo, eles sempre foram as falhas no processo de criação de armas e acima deles temos uma grande grade de monstros criados biologicamente e geneticamente para serem usados como armas nas mais diversas funções. Com o alastramento e popularidade dessas armas, o destino da história nos jogos é pouco diferente do destino da história nos filmes ou mesmo da série de quadrinhos The Walking Dead. Embora nesse último não vejamos criaturas mutantes ou mesmo saibamos como as coisas começaram, se Resident Evil seguisse a linha que segue chegaríamos ao ponto de apocalipse global facilmente, pois uma minoria de soldados, agentes e candidatos a heróis como Chris, Jill, Leon e Claire não seriam o bastante para deter todos os terroristas usando armas biológicas e virais pelo mundo. Em algum tempo esses mesmo homens usando as armas B.O.W.'s acabariam por perder algo pelo caminho e sem controle o mundo veria sua perdição.

   
Deixando de lado esse aspecto relativo à história tenho uma segunda pergunta. Se Resident Evil 7 já vem sendo produzido desde o lançamento de Resident Evil 6, ele começou a ser produzido antes dos números de vendas do último título da franquia e imagino que consequentemente o time de produção possa ser o mesmo de Resident Evil 6 ou ao menos diversos dos membros de produção desse jogo estão na produção de Resident Evil 7. Considerando o mistério que a Capcom faz, não há como saber essa resposta, mas ela é bem palpável, pois mesmo com as vendas abaixo do esperado em Resident Evil 6, a Capcom, que já havia demitido uma boa leva de funcionários e sendo tachada pelo mundo todo por um baixo orçamento em caixa não teria como dispensar uma equipe inteira e reformulá-la, mesmo por um título como Resident Evil. Fico então aqui pensando que teremos mais sustos em Resident Evil 7, aqueles momentos de mini infartos que muitos chamam de terror e que também não iremos nos surpreender com as ideias vendo nada inovador, pois todos os ingredientes desse bolo já foram usados em outros jogos, mas que ainda fazem sucesso. Mesmo assim, um sistema delicado de jogo que nos faça caminhar devagar e analisar cada centímetro do cenário para evitar um susto ainda maior que o que iremos levar associado à gráficos impecáveis como os de Resident Evil 5 (mais bonito graficamente que Resident Evil 6), com doses de tensão como na campanha de Chris em Resident Evil 6 e clima sombrio como o do clássico F.E.A.R.2 poderiam nos trazer de volta ao mundo onde medo e calafrios caminham lado a lado.
   Concluindo, mesmo sendo criticado por alguns e amado por muitos Resident Evil continua sendo um jogo polêmico. Após inspirar diversos títulos que foram criados baseados em sua ideia inicial e ser em seguida criticado pelos mesmos fãs que criou, a série continua viva, mesmo com os rumores de que a Capcom não siga bem das pernas no mundos do games. A tensão, expectativas e ansiedade pela chegada de Resident Evil 7 já começou, seria bom se esses mesmos sentimentos estivessem presentes no jogo quando ele chegar.


Créditos do Artigo: #Dan_Yukari - Editor do Blog