A eterna discussão Filmes versus Games


Entre os filmes e os jogos transbordam diferenças. As caracterizações bizarras, o roteiro completamente diferente do enredo dos jogos e a existência de uma “X-Man” é o foco principal do ódio que muitos sentem diante dos filmes.
O motivo do ódio é aceitável, pois é muito desagradável ver uma franquia de jogos consagrada sendo completamente estragada ao ser adaptada. É tanto ódio que muitos se contradizem ao dizer que se a franquia cinematográfica não se chamasse RESIDENT EVIL seria aceitável.
O fato do roteiro não ser fiel aos jogos tem uma explicação simples: A CAPCOM não cedeu os direitos autorais do enredo dos jogos, fazendo com que assim o roteiro se distanciasse muito do que estamos acostumados a ver quando jogamos nos videogames.
Muitos ainda dizem que o filme poderia ser ótimo se Paul W. S. Anderson (roteirista e diretor) não tivesse colocado os personagens dos jogos, que segundo muitos, são humilhados por Alice, a protagonista da franquia de filmes. Este fato também tem uma explicação: inicialmente, Paul tinha em mente criar uma franquia onde não houvesse personagens dos jogos. Após o primeiro filme a SONY acabou exigindo a introdução dos personagens dos jogos aos filmes, com a desculpa de que fãs exigiram.
Até mesmo Milla Jovovich virou alvo de muitos que insistem em confundir a atriz com a personagem. Chegam a dizer que ela é culpada pelos filmes terem tomado o rumo que tomou, como se fosse ela quem escrevesse o roteiro.
E quando falta argumentos, só resta dizer que “Alice só está nos filmes porque é casada com diretor”. Em primeiro lugar, Milla casou-se com Paul apenas em 2009, ou seja, 7 anos após o inicio da franquia.
Os filmes realmente seriam bem melhores se a ideia inicial de Paul (a de criar apenas personagens exclusivos) tivesse da do certo.
Alice, continuaria sendo a heroína e continuaria encontrando sobreviventes, mas estes seriam outras pessoas que poderiam ser caracterizados de qualquer maneira, pois não seriam inspirados em personagens já existentes, além de poderem agir de diferentes formas sem serem censurados pelos próprios fãs. Se isto tivesse ocorrido, os filmes seriam facilmente aceitos como spin offs da série, independentemente do enredo e conquistado um público ainda mais e com certeza, menos críticas por parte dos amantes da história original da série.




Créditos do artigo: >JaciaraEleutério<