Jill Valentine deveria estar em Resident Evil 7 ou um próximo game da franquia? Com certeza!


Ainda focando naquele assunto sobre quais personagens poderiam ou não estar incluídos no próximo jogo da franquia, a pedido de um amigo, Ozeias Monteiro, da página do facebook, Resident Evil Vicia, vamos falar agora sobre a nossa diva Jill Valentine.
Jill poderia ser a principal protagonista de Resident Evil 7? Em minha humilde opinião: Sim! Com toda certeza! Claro que a participação da personagem tende a sofrer de diversos males, pois não são apenas prós que permeiam seu retorno, muitos contras também circulam a aura da nossa querida musa loira. Mas apenas dizer que ela deveria estar de volta não condiz com a minha pessoa, então vamos aos argumentos e para tanto, vamos falar sobre os três últimos games da saga Resident Evil e a relação Jill Valentine neles.

~ Resident Evil 6. Um dos títulos mais vendidos e criticados da história da franquia. Nesse jogo o personagem Chris aparece com amnésia e é encontrado no fundo do poço pelo soldado da B.S.A.A. Piers Nivans, que acaba por ser seu parceiro na história. É importante lembrar que todos os eventos em Resident Evil 6 foram datados e meses se passam durante a campanha. A pergunta de todos foi: por que Piers, um personagem novo e não Jill, que havia sido salva pelo próprio Chris em Resident Evil 5? A verdade é que segundo files não apenas Jill, mas Claire e Sheva também ajudaram na busca pelo capitão da B.S.A.A. após o mesmo ter amnésia e do nada desaparecer. Por que foi Piers quem o encontrou ninguém sabe. In game podemos dizer que Chris não a contatou logo após retornar para a B.S.A.A. por já sair imediatamente em missão ao lado de Piers e da nova equipe e também por sua mente poder estar ainda “nublada” sobre as demais coisas em sua vida diante da recente amnésia. Embora não seja citado e não seja uma informação oficial, dada a amizade entre ambos, é bastante provável que após os incidentes e a morte de Piers o soldado tenha se reencontrado com Jill, Claire e até mesmo Sheva. Ainda assim a ausência de Jill em Resident Evil 6 foi notada e sentida por muitos fãs. Uma das teorias que guardo também é a de que, por Leon ter uma parceira nova e não Claire, os fãs poderiam criticar se Chris aparecesse com Jill como parceira, ainda mais sendo que os dois haviam sido parceiros em Resident Evil Revelations, que era um título tão próximo. Por fim, também é bem provável que a Capcom tenha segurado Jill como uma carta na manga para um futuro jogo.

~ Resident Evil 5. O jogo mais vendido na história da Capcom. Um fato que contradiz muitas queixas apresentadas pelos fãs, desde a IA da personagem Sheva (a reclamação é sempre sobre a Sheva, dizendo que ela é burra e tal – isso mesmo, alguns fãs ignorantes costumam acusar a personagem de ser burra, como se ela não fosse um soldado da B.S.A.A. com grande treinamento e experiência como Chris e Jill. Talvez se esses mesmos fãs usassem a cabeça notariam ao jogar com a Sheva que o Chris controlado pelo computador é horrível também, ou seja, não é o personagem, é a IA do jogo que é pecaminosa ou será que vão dizer que Chris também é burro?), Chris socando e empurrando uma pedra gigantesca (embora pra mim seja mais “notável” ele alcançar um jato na corrida e ainda se virar para ajudar Sheva a subir no mesmo – no caso da pedra os fãs falam do Chris em Resident Evil 5, mas se esquecem que Leon e Helena movem uma pedra do mesmo tamanho em Resident Evil 6) e a batalha contra Wesker que não foi como muitos esperavam (acho que alguns fãs acreditavam que Chris e Wesker fossem sair no soco, como se isso fosse meramente possível). Mas falando especificamente sobre a Jill, a participação dela in game foi bem interessante. Em Resident Evil 5, Chris começa a aventura solo e se encontra com Sheva e posteriormente ele revela estar em busca de sua parceira desaparecida. Jill acaba aparecendo controlada por Wesker que a deixa como distração para seguir com seus planos envolvendo o Uroboros. Jill é derrotada pela ação conjunta de Chris e Sheva e por estar esgotada pede que o parceiro siga em frente e complete a missão. No final, quando os dois protagonistas de Resident Evil 5 estão prontos para dar a vida para que a missão fosse cumprida, Jill ressurge ao lado de Josh, outro membro da B.S.A.A. da África e auxilia os heróis na vitória e na fuga do local. Essa é a última participação de Jill in game na história do jogo.


~ Resident Evil Revelations. O jogo não teve uma nota acima de 7.5 nas grandes revistas especializadas em games pelo mundo, não foi top de vendas e mesmo assim foi aplaudido pelos fãs. A verdade é que Resident Evil Revelations trouxe de volta Chris e Jill ao lado de um novo elenco e apostou nas cores frias, cenários claustrofóbicos com ambientes apertados e corredores estreitos, música ambientada no clima de suspense e um roteiro cheio de drama, remetendo ao roteiro dos primeiros jogos da série. A miscigenação de elementos trouxe um jogo novo com gostinho de clássico que caiu no gosto dos fãs. Chris e Jill atuam com parceiros separadamente e posteriormente como parceiros e isso tornou a aventura bem nostálgica. Deixando de lado as diversas críticas sobre o jogo que variam desde a nova modelo de rosto de Jill Valentine até os parceiros totalmente inúteis no modo campanha, a aventura em si é épica e envolvente. Jill brilha desde o início e Chris mostra porque está em tantos jogos recentes da saga e tudo seria perfeito, não fosse por um detalhe. Resident Evil Revelations tem sua história ambientada pós Resident Evil 4 e pré Resident Evil 5, ou seja, antes dos eventos em que Jill foi capturada, usada como cobaia em testes, controlada por Wesker e salva por Chris. Mas o jogo deixa diversas ótimas pontas para uma nova história e é com base nesse jogo e em Resident Evil 5 que temos os prós e contras da musa retornando em Resident Evil 7 e que iremos falar a seguir.

Os prós de Jill Valentine em Resident Evil 7.
Primeiramente seria bom considerar que Resident Evil Revelations deixou pontas para o roteiro de um futuro game. Jessica conseguiu escapar com uma amostra do T-Abyss e sabe-se lá mais o que de suas infiltrações como agente dupla na F.B.C. e B.S.A.A. e consequentemente Chris e Jill estavam nesse caso antes das coisas ficarem como ficaram após Resident Evil 5. Não seria surpresa se ambos retornassem resolvendo uma segunda história continuada dessa. Outra coisa a se considerar é o motivo real de Jill não ter aparecido em nenhum momento em Resident Evil 6. Tomando que a aventura se passa durante meses e que entre as missões nas quais Chris e Piers vão pra ação haviam momentos de pausa, por que Jill não surgiu em nenhum momento para dar apoio à Chris? Afinal, uma vez que o mesmo retornou pra B.S.A.A., para ela sua localização não era mais segredo e mesmo assim ela não deu as caras. Acho improvável ela estar em uma missão logo após os eventos que a envolviam em Resident Evil 5. Uma coisa que ninguém deve ter parado para pensar é que Wesker pode ter feito muitas coisas (não, não estou falando de estupro, mas quem sabe, já que ele teve um filho, vai saber...) com a parceira de Chris enquanto a manteve presa. Será que ele só estudou mesmo a biologia do corpo dela afetado pelo Vírus T e usou o P30 para controlá-la posteriormente e usá-la em seus planos? E se seu corpo estivesse reagindo a efeitos colaterais dos experimentos feitos pelo vilão nesse meio tempo em que ela esteve em seu poder? E se ele a tivesse usado como cobaia para outros experimentos? Isso poderia gerar talvez até mesmo a última aventura da musa, dependendo de quais fossem esses efeitos.

Os contras de Jill Valentine em Resident Evil 7.
Ao mesmo tempo que Jill é a personagem mais relativamente provável para concluir o arco de história iniciado em Resident Evil Revelations ela é também um risco à saúde dos fãs da franquia de games da saga. Isso justamente pelo fato já citado de não sabermos se aquelas mudanças mostradas na personagem em Resident Evil 5 foi tudo o que Wesker fez com ela durante o período em que estiveram juntos. Vamos nos lembrar de que Excella vivia com seringas de testes nas mãos e não podemos afirmar que eram apenas as que ela aplicara em Wesker para lhe conferir os poderes que tinha. Vamos também nos lembrar de que Jake, filho de Wesker em Resident Evil 6 tinha grandes poderes e foi muito comparado com a personagem dos filmes Alice por causa disso. Agora imaginem se as experiências de Wesker com Jill lhe conferissem grandes poderes como efeito colateral da pesquisa? Imaginem a personagem com o poder de confrontar inimigos que nenhum outro poderia? Claro que a ela poderia viver o oposto, sentir dores pelo corpo, dores de cabeça, se transformar em um monstro sem controle e ser um grande problema para os amigos, como o próprio Chris. Mas também é preciso lembrar que as possibilidades acerca da personagem partindo desse ponto de vista são muitas, desde ela surgindo loira de olhos azuis divando sem qualquer efeito colateral e sem a menor explicação de por onde andou durante os meses de Resident Evil 6, ou mesmo pegando os inimigos no soco, dando saltos de dois andares de altura e enfrentando B.O.W.s do tamanho de um prédio com aqueles recursos de apertar botões na hora certa para destruir sozinha um inimigo simplesmente gigantesco como o Kratos em God of War e tantos outros personagens em outros jogos.

Por último e não menos importante, há de se lembrar que Jill esteve em dois dos três jogos iniciais da franquia e se considerarmos Resident Evil 2 e 3 como a mesma história base, Jill então esteve nas duas histórias iniciais, na Mansão Spencer e na cidade de Raccoon. Posteriormente a musa foi protagonista de Resident Evil Revelations e vilã coadjuvante de Resident Evil 5, sendo todas suas participações épicas do ponto de vista dos fãs, um grande motivo para que a mesma retornasse novamente como protagonista, assim como Chris o fez muitas vezes recentemente.

Por fim, não há como saber o que se passa na cabeça dos roteiristas da Capcom, mas vamos concordar que eles tem em mãos centenas de opções, o suficiente para criar um ótimo novo jogo ou mesmo para causar o infarto de milhares de fãs. Jill é a personagem mais cotada para reaparecer na história devido ao grande sucesso de Resident Evil Revelations entre os fãs, mas assim como eu já disse da Claire, esperar por uma Jill semelhante à última que vimos em Resident Evil Revelations ou mesmo que ela seja parecida com a Jill de Resident Evil 5 (a da história mais recente) é um erro que pode decepcionar a muitos caso ele venha a reaparecer. E considerando a necessidade da Capcom de criar um novo personagem superpoderoso como foi o vilão Wesker, a musa da B.S.A.A. não está fora da lista de opções para essa posição.

Dan Yukari – Administrador do Blog.