Claire Redfield de volta à Resident Evil? Bom ou ruim?

Às vésperas da E3 um boato não confirmado tem rodado as redes sociais: o anúncio sobre a produção de Resident Evil 7. Eu, na minha opinião, sem bases fundamentadas em nenhum link sólido que confirme, acredito em um dos boatos que ouvi lá atrás, há muitos meses quando começaram as críticas contra Resident Evil 6, de que o novo título, já numerado, Resident Evil 7, já estaria em produção desde aquela época. Não duvido que eles já tenham material para divulgar, mesmo que seja um breve trailer, o que eu duvido é que a Capcom irá se manifestar com algum título de Resident Evil antes de The Evil Within ser anunciado, antes de ver o impacto do novo jogo do Mikami sobre os fãs do chamado Survivor Horror pelo mundo. Enfim, o que podemos fazer nesse caso é aguardar e esperar por boas notícias.
Acerca desses boatos sobre o anúncio de Resident Evil 7 surgem os boatos sobre o enredo e personagens presentes e uma desses boatos tem causado alvoroço em grupos e fóruns criados por fãs pela net, o retorno de Claire Redfield. Tudo não passa de boato considerando que a Capcom não se posicionou sobre nada, principalmente sobre Claire em um novo jogo, uma vez que o arco em que ela participou teve começo, meio e fim e ela não mais foi mencionada na história do jogo. Mesmo assim, fãs por todo o mundo se posicionam à respeito do assunto.


Eu, particularmente, sou contra o retorno da personagem por razões bastante simples, entre elas, o fato de que a Claire que os fãs tem na memória é aquela menina inocente de mais de uma década atrás. Vamos lembrar que Sherry era uma criança em Resident Evil 2 e retornou adulta e como agente em Resident Evil 6, ou seja, a Claire que era quase uma adolescente em Resident Evil 2 está uma mulher formada e muito diferente hoje, e ela pode ser amada como a Sherry ou pode não ser o que os fãs esperam. Isso sem mencionar que Resident Evil, desde seus primórdios é um jogo focado em personagens militares. Claire surgiu em Resident Evil 2 porque estava à procura de seu irmão Chris e depois em Resident Evil Code Veronica novamente em busca de seu irmão. Sua participação no filme Resident Evil Degeneration mostrou uma ativista que lutava de forma pacífica, sem armas, na base de protestos e mais, mostrou claramente que a mesma continuava sendo uma civil sem envolvimento com militares.
Com base nessas questões, eu fiz uma pergunta à alguns amigos e cá estou compartilhando com vocês as respostas e opiniões colhidas em minha pesquisa. Eis a pergunta:

"Acerca dos boatos sobre o retorno de Claire Redfield em resident Evil 7, como você espera que a personagem esteja hoje, 16 anos depois do fim de Raccoon?"

Acredito que Claire ainda faça parte da TerraSave, dando auxílio às vítimas de incidentes bioterroristas. Além disto, ela manteve uma relação muito próxima com Sherry, como a de uma irmã mais velha ou até uma mãe substituta.” - Monique Alves (Resident Evil Database - site).

Tá na cara que ela não será a mesma, ele deve ter mudado muito, acho que ela tem uma família, namorado e tal. Ainda na Terra Save, e não querendo usar armas, não consigo ver ela trabalhando na BSAA ou sendo uma Policial. Pra mim ela sempre foi uma civil, que só surgiu na franquia por causa do irmão e que a história dela já tem começo, meio e fim.” Michael Pereira (Órfãos do Resident Evil SAC – grupo de fãs de Resident Evil no facebook).

Eu acredito que a Claire não está mais combatendo o Bioterrorismo nem nada do tipo. Acredito que ele tenha formado uma família e esteja morando em um lugar que ela saiba que é seguro, e quem sabe ela já até seja mãe.Ozeias Monteiro (Resident Evil Vicia – página de fãs de Resident Evil no facebook).

Ela provavelmente estaria mais madura, um pouco mais experiente e, como eu vejo, ainda estaria treinando, como forma de se precaver caso algo desse errado. Ainda veria duas possibilidades para sua carreira: uma seria ela ter tomado a frente da ONG, sendo uma espécie de líder, conseguir fundos e realmente ajudando as vítimas de bioterrorismo. Outra seria ela percebendo que, na ONG, estando do lado de fora da guerra, ela talvez estivesse mais atrapalhando que ajudando, e, numa mudança drástica, decidisse assumir um papel mais direto e entrasse como recruta na BSAA ou outra organização militar, dada sua experiência prática com o bioterrorismo.Reuel Lima (Resident Evil World – site).

Não vejo ela muito diferente do que foi visto em Resident Evil: Degeneração, uma Claire engajada na Terra Save. Um mulherão de 35 anos, ainda mais sexy com o passar dos anos.Joselton Freitas (Residevil – blog sobre Resident Evil).

É isso aí, pessoal, tem muitas e muitas opiniões diferentes, Claire Redfield é uma das personagens “misteriosas” da franquia, com poucas participações e mais lacunas do que esclarecimentos sobre sua pessoa. A maior parte dos “fatos” sobre ela estão envoltos em opiniões pessoais dos fãs que a citam. Enquanto alguns veem uma mulher com sonhos de ter alguém ao seu lado, uma família e até mesmo um filho, outros sonham com uma civil totalmente fora dos padrões comuns da sociedade (mesmo a americana, que é acostumada a aprender a atirar e viver armada por sua própria cultura, pois ainda assim a maioria das mulheres ainda quer mesmo um marido, família e filhos), destemida, ousada e guerreira como o irmão militar. Se ela vai voltar ou não no(s) próximo(s) jogo(s) da franquia é um mistério que só a dona dos direitos pode revelar e até lá cada fã fica com os seus desejos, sonhos e pensamentos sobre o futuro de Resident Evil.

Dan Yukari – Administrador do blog.