Como seriam os filmes sem a personagem Alice

Todos devem conhecer o ódio que muitas pessoas tem da personagem Alice, chegando, na maioria das vezes a confundir a personagem com a atriz que a interpreta. O que muitos não sabem é que o objetivo inicial de Milla era interpretar Jill Valentine, pois a atriz conhecia os games e era fã da personagem. O problema foi que Paul (que para deixar bem claro, não era casado com Jovovich na época) resolveu criar uma personagem exclusiva com a desculpa de que Milla e a personagem fossem mais próximas.
A questão levantada nesse artigo é de como seria a franquia cinematográfica escrita por Paul W. S. Anderson se Jovovich tivesse estrelado como Jill Valentine.
O enredo do primeiro filme poderia ser basicamente o mesmo, já que estamos falando de uma adaptação, e não de uma cópia fiel. Então, resumidamente ficaria assim:

No primeiro filme Jill (interpretada por Milla) acorda em uma banheira (?) sem memória. Um pequeno esquadrão da Umbrella aparece, ela encontra Matt, ambos são algemados e todos vão para “The Hive” (A Colmeia, como foi chamado o laboratório no filme) descobrir por qual motivo a Rainha Vermelha (Inteligência Artificial que controla o sistema de segurança da Colmeia) matou a todos.
Um dos membros da tropa da Umbrella seria Chris Redfield, (que poderia ser interpretado por Wentworth Miller, pois esta seria a fase em que Chris ainda estaria razoavelmente magro). Ele está ali disfarçado, pois sabe que Jill será pega e quer tentar impedir que algo de ruim aconteça a ela.
No bonde eles encontram Spencer, que não é marido da Jill e sim um ex-membro dos S.T.A.R.S. apaixonadinho por ela (rs).
Eles entram na The Hive e desligam a Rainha Vermelha, liberando os zumbis.
Assim como no roteiro original muitos morrem. Jill segue seu caminho com Matt e Chris segue sozinho encontrando-a apenas no final quando ela recupera a memória e se lembra dele.
O fim do filme segue o roteiro original. Spencer é o responsável por todo o caos pelos mesmos motivos do roteiro original, exceto pelo fato de Jill nunca ter tido nada de íntimo com ele.
Após a luta com a criatura conhecida como Licker, eles chegam a superfície.
Matt, é enviado ao programa Nemesis, mas ao contrário do que vimos com Alice, Jill não é pega, ela foge com ajuda de Chris.

No segundo filme não há a participação de Chris, pois o mesmo saiu da cidade para investigar a Umbrella Corporation em outras partes do mundo.
Vamos remover do filme Angela Ashford e seu pai.
O filme inicia com os soldados da Umbrella abrindo o portão da The Hive e liberando os zumbis, o que é algo muito inteligente de se fazer (sim, cientistas extremamente inteligentes).
Depois mostra Jill entrando na delegacia e matando geral os zumbis que encontra. Ela aconselha que todos saiam da cidade enquanto há tempo. Em seguida, ela descobre que a Umbrella fechou a cidade e se vê obrigada a arrumar outro meio de sair dali.
Ela encontra com Carlos, e ambos se escondem na igreja.
Jill encontra uma shotgun em um dos bancos da igreja e em seguida aparece um Licker. Ela resolve isso com uns tiros. Em seguida ela ouve um grito horripilante chamando pelos S.T.A.R.S., mas resolve ignorar e seguir seu caminho. Jill tem a ideia de ir até o heliporto da delegacia, onde talvez poderia haver um helicóptero para que eles escapem da cidade.
Ao chegarem na delegacia eles encontram Nemesis. Jill e Carlos correm para dentro da delegacia. Eles percebem que algumas portas estão trancadas, o que dificulta a chegada de ambos ao heliporto. Há apenas uma porta destrancada que é onde eles entram, sendo um corredor escuro com uma grande janela na lateral, que é quebrada por Nemesis. Carlos sobe as escadas as Jill fica encurralada. Nemesis a infecta e por algum motivo não explicado ele vai embora. Carlos pega Jill e a leva para uma sala segura. Em seguida, ele vai ao hospital procurar um antivírus. Lá ele enfrenta zumbis, hunters e cerberus (muito foda ele). Ele volta para o local em que deixou Jill e injeta o antivírus nela, fazendo com que minutos depois ela acorde.
Ambos seguem o caminho até o heliporto, dando mais uma vez de cara com Nemesis.
Eles correm enlouquecidamente para o heliporto e entram no helicóptero. Nemesis aponta a bazooka para o helicóptero, mas por um motivo inexplicável (seguindo a linha dos filmes do Paul) ele não atira.
Jill e Carlos vão embora e Raccoon City explode finalizando o segundo filme.

O terceiro filme poderia seguir basicamente a mesma linha do que vimos no filme do Paul, porém substituindo Alice por Jill e removendo os poderes (claro).
No fim, Carlos morre para matar o tyrant. Jill, Claire e companhia voam para Arcádia.

No quarto filme Jill e Claire são a únicas que conseguiram escapar da captura da Umbrella. Todos os demais sobreviventes são capturados e mandados ao navio de mesmo nome da cidade do Alaska.
Em determinado momento, ambas encontram Chris e os três vão atrás de uma maneira de chegar ao navio. No caminho, eles enfrentam zumbis, cerberus e outros BOWS, inclusive o Executioner.
Ocorre toda a enrolação que vemos no filme até chegarem ao navio onde encontram Albert Wesker. Jill, Chris e Claire iniciam uma batalha contra ele, que após dar uma surra nos três, decide fugir em sua “aeronave”, que explode em pleno ar, pois de alguma forma Jill consegue colocar uma bomba lá sem que ninguém tenha visto.  Após isso, assim como no filme original, eles revelam um grande número de sobreviventes que estavam em cápsulas.
Centenas de aeronaves da Umbrella surgem sobrevoando o navio dando fim ao quarto filme.

No quinto filme as naves da Umbrella deixam soldados no navio (assim como no filme do Paul, mas sem a Jill com battle suit sob controle da Umbrella). Vários sobreviventes são capturados, inclusive Chris e Claire. Jill é lançada na água e acorda em um laboratório da Umbrella.
No laboratório ela descobre que Claire está sendo controlada com um dispositivo em seu peito. Ela sofre alguma pressão psicológica, até que o sistema de segurança é desativado e a porta da sala abre.
Assim como no roteiro original, ocorre a sequência de Tóquio e uma “luta” em um corredor branco (sem os efeitos ao estilo Matrix, sem desafiar as leis da física, da gravidade e sem matar o Jackie Chan). Em seguida, Jill se vê em uma sala escura, até que luzes começam a acenderem.
Ada aparece e do outro lado da sala surge uma projeção holográfica de Chris. Ele explica que Wesker reativou a rainha vermelha e explica todo o sistema de armamento viral que havia nas réplicas das cidades. Ele diz que conseguiu escapar e que está em um lugar seguro. Diz ainda que Leon e Barry estão indo resgatar Jill e Ada em um determinado ponto de encontro.
Jill e Ada, a caminho do ponto de encontro, passam pela replica de Nova York enquanto Barry e Leon, passam pela réplica de Moscou.  Jill e Ada enfrentam mais dois Executioners de uma vez e vários zumbis, enquanto Barry e Leon enfrentam majinis e ganados.
Eles finalmente se encontram no ponto e voltam a superfície.
Assim como no roteiro original, um submarino surge no gelo derrubando o veículo de neve em que os quatro se encontravam. De dentro do submarino saem Claire e Rain (que não é um clone, pois não há uma Rain no primeiro filme seguindo essa linha de história). Rain injeta em si mesma o Las Plagas e em seguida se inicia uma batalha: Jill versus Claire que tem como fim a retirada do dispositivo do peito de Claire, e Barry e Leon versus Rain terminando com a morte da mesma. Todos seguem juntos para Casa Branca e lá eles encontram Chris, ocorrendo o término do filme.

Pode-se observar que o rumo que a história tomaria, podendo não ser necessariamente este, seria totalmente diferente daquele que vemos na atual franquia cinematográfica. Vale lembrar que Milla seria mais querida pelos fãs no papel de Jill, pois a atriz é odiada por muitos por ser confundida com sua personagem, Alice. Essa é apenas uma especulação, cabe a cada um imaginar como seria a franquia sem a Alice no centro das atenções da história.

Créditos do Do Artigo: Jaci Eleutério